Resumo dos Principais Períodos Históricos da Música Erudita Europeia da idade média até hoje
Esse texto é apenas uma referência para que você tenha uma introdução aos principais períodos e estilos dentro do universo da música erudita europeia. Entretanto, você deve aprofundar suas pesquisas, ouvindo os diversos compositores e obras que marcaram a história da música mundial.
1. Música Medieval (800- 1450)
Iniciaremos nosso resumo do ano de 800 D.C. (período medieval), quando a música na Europa começa a se consolidar. Contudo, você pode em sua pesquisa investigar a “pré-história da música” em lugares e culturas em que a música surge milênios antes da tradição musical ocidental, como na China, Índia, África, Mesopotâmia, Egito, Turquia, Austrália (aborígenes), e até dos índios nas Américas. Também existem muitos estudos sobre a chamada “Música Antiga” que vai desde os primórdios da música ocidental (na Grécia ou em Roma), e ultrapassa o período medieval chegando até o barroco. Características principais do período Medieval:
Música à serviço da igreja; a palavra era mais valorizada do que a música propriamente dita;
A música era modal, isto é, seguia certas escalas ou modos característicos da época, não havendo ainda as cadências dos acordes como conhecemos hoje baseado no movimento tensão/relaxamento;
A principal atividade musical era o chamado “Canto Gregoriano” ou “Cantochão” com suas melodias simples, a princípio sem acompanhamento;
Na música medieval deu-se o início da “polifonia”, com o chamado organum (paralelo, livre, melismático, Notre Dame) desenvolvendo outras vozes acompanhando a melodia;
Nessa época existiam também as danças e canções “populares” através dos chamados Trovadores.
Principais compositores do período Medieval:
Léonin (+1163), Pérotin (1180-1225), Guillaume de Machaut (1300-1377 Ars Nova) compôs a Missa de Notre Dame, John Dunstable (Inglaterra 1450)- motetos: sobreposições de melodias e palavras.
Ouça um canto gregoriano e uma música dos trovadores da idade média:
Música Profana Medieval
*Pesquise no youtube alguns desses compositores acima e sinta como era a sonoridade nessa época da história da humanidade, tentando se transportar até lá. Porém, enquanto na Europa essa era a música predominante, na China, na Índia e na África, outros sons faziam parte da trilha Sonora dessas culturas.
Música Renascentista (1450-1600)
Principais características
Grande desenvolvimento e preocupação com a progressão de acordes e o encaminhamento das vozes.
Aumento do número de vozes com tessituras mais cheias e ricas (com 4 vozes ou mais); Podemos citar como exemplo o compositor Palestrina, que compôs obras com até sessenta diferentes vozes;
Grande desenvolvimento da música instrumental, aumentando o número de instrumentos nas formações instrumentais;
Houve também um maior interesse e adesão pela música profana e pelas danças populares.
Principais compositores Renascentistas:
Josquin des Prez (Holanda 1440-1521), Palestrina (Itália 1525-1594) máximo da expressividade e beleza da polifonia coral; John Downland (Inglaterra 1563-1626); Lutero e os corais alemães; madrigais (corais), lied alemão (canções), música Elisabetana para teclado. Ouça um trecho desse coral de palestrina:
Nessa época também existia a música "profana" e a música "sagrada", feita para os rituais da igreja. Muitos compositores compuseram obras para Jesus e Maria. Veja essa composição do período renascentista do holandês Josquin des Prez
E do inglês John Downland
E um resumo do período:
Período Barroco (1600- 1750)
Características principais:
Melodias com linhas extensas e fluentes, com muitos ornamentos, ritmos enérgicos e contrastes de timbres instrumentais;
Fim do sistema modal (música construída sobre um modo ou escala) e início do sistema tonal (maior/menor) com maior definição das cadências harmônicas (baseado no movimento de tensão e relaxamento do sistema tonal);
Música contrapontística (sobreposição de vozes), porém já com sentido harmônico mais definido, isto é, ainda existia uma predominância das linhas melódicas (horizontais) mas já com uma maior preocupação com a harmonia e com o sentido de “acorde” (vertical);
Ainda não existia o piano; os instrumentos mais característicos eram o violino e o cravo (Bach);
Início das óperas, dos concertos, das sonatas barrocas, e das suítes (conjunto de danças numa mesma peça);
Orquestra começa a tomar forma.
Principais compositores do período Barroco:
Monteverdi (1567-1643), Scarlatti (1660- 1713), Vivaldi (1678-1741), Bach (1685- 1750), Haendel (1685- 1759), Rameau (1683- 1764).
Um dos principais compositores da história da música foi Johann Sebastian Bach. Tente prestar atenção nas várias “vozes” que se contrapõe uma sobre as outras:
Veja o cantor Bobby MacFerrin cantando Bach
Assista esse vídeo e tente acompanhar as "vozes" se encaminhando e veja a beleza da construção da música de Bach:
Período Clássico (1750- 1810)
Características principais:
Melodias acompanhada por acordes (apesar do contraponto ainda existir);
Tessitura mais leve, clara, menos complicada que a barroca;
Ênfase na forma, na estrutura e na graça da melodia;
Maior variedade nas dinâmicas (forte e fraco);
Frases melódicas mais curtas;
Busca pelo equilíbrio, proporção, moderação, controle;
A orquestra cresce de tamanho;
O cravo é substituído pelo piano;
Havia uma maior importância à música instrumental (sonata, quarteto de cordas, concertos, sinfonias).
Principais compositores do período Clássico:
Os dois filhos de Bach: Carl Philip Emanuel e Johann Christian Bach; Mozart (1756- 1791), Haydn (1732-1809) e Beethoven (1770- 1827): transição entre o clássico e o romântico.
Um dos compositores mais importantes na história da música é Ludwig Van Beethoven. Assista um trecho e pesquise a história de sua vida (filme “Minha Amada Imortal”):
Assista também o filme “Amadeus”, que conta a história da vida desse outro grande gênio da música: Mozart.
Período Romântico (1810- 1910). Séc. XIX.
Características principais do Romantismo
Maior liberdade na forma composicional;
Plano emocional em evidência, mais intenso; fantasia, imaginação, espírito de aventura;
Melodias líricas, harmonias mais ricas e ousadas;
Tessituras mais densas, maior gama de sonoridades, dinâmica e timbres;
Expansão da orquestra (as vezes enormes);
Rica variedade de tipos de composição (desde canções, peças para piano, até gigantescos empreendimentos musicais de longa duração);
Estreita ligação com outras artes, (artes visuais, teatro, poesia).
Grande virtuosismo técnico (principalmente piano e violino).
Ouça as inovações trazidas pelos compositores do séc.XX
Schoenberg
Veja essa obra de Gershwin que mistura o jazz com a música clássica: Rapsódia em Blue
Assista também os filmes da Disney: Música e Fantasia e Fantasia 2000, nos quais os desenhistas ilustraram algumas das principais obras da música clássica europeia.
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