Passo 1

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Eixo: Música e EmoçãoIntroduçãoVamos começar nosso curso MEMMI!Esse curso tem como objetivo dar ferramentas para que você possa “APLICAR CONTEÚDOS CURRICULARES UTILIZANDO A MÚSICA” como ferramenta de ensino e para que você desenvolva “PROJETOS MULTICULTURAIS E INTERDISCIPLINARES” dentro de sua escola.Partimos do princípio que a música é uma das atividades mais “complexas” do ser humano (ler texto complementar “Para quê Música”, clique aqui para ler no site ou clique aqui para download do texto. Temos como referência a ideia de “complexidade” de Edgar Morin, não no sentido de difícil, complicado ou confuso, mas no sentido de conter em si uma rica “teia” de elementos e possibilidades que podem ser trabalhadas. A partir disso, podemos afirmar que a música permite uma série de caminhos, saberes e vivências que podem trazer incontáveis benefícios para nossas crianças. Os quinze passos desta capacitação têm a intenção de lhe preparar para utilizar a música no seu dia a dia, de forma eficiente, sem a necessidade de uma receita pronta porque este método amplia os horizontes dos processos de ensino e permite criações sem limites.Queremos construir junto com você um caminho transformador dentro da educação musical, com muita alegria, leveza e prazer!O pensamento complexo é animado por uma tensão permanente entre a aspiração a um saber não fragmentado, não compartimentado, não redutor, e um reconhecimento do inacabado e da incompletude de qualquer conhecimento (Edgar Morin).Os quinze passos da capacitação podem ser executados de diversas maneiras: primeiramente, podem ser aplicados de uma forma mais livre (com temas variados e repertório diverso). Depois, quando você estiver mais familiarizado com a proposta, você poderá vincular a música ao conteúdo curricular e aplicá-los dentro de temas mais específicos, será mais fácil e mais rápido do que você imagina.Você poderá partir de vários elementos do curso para ensinar assuntos diversos às crianças, como exemplo: um compositor (Caymmi, Jobim, Noel Rosa, Beethoven, Adoniran, Vinícius de Moraes, Chico Buarque), um gênero musical (o choro, o samba, o rock no Brasil, o baião de Gonzaga), uma época (“A era do rádio”, “A música erudita e seus períodos”, “A MPB e os festivais da canção”), uma dança (as “danças do Nordeste”, as “danças circulares”), uma região (a “música do Pernambuco”, “A Bossa Nova do Rio de Janeiro”, as “músicas da África”), uma etnia ou grupo social (a música indígena, a música dos “guetos” de Nova York – RAP),  ou ainda, dentro de “temas transversais”, como a água, “a natureza e seus sons”, os “detetives do som” (em busca dos sons e das músicas do mundo), as “artes integradas” (relacionando pintores, atores, dançarinos e compositores), a “poluição sonora”, a “música no cinema”, a “música e a ecologia”, ou as “raízes de nossa cultura” (pesquisando as origens culturais de nossos alunos), entre muitos outros. Não deixe de baixar e ler o Exemplo de Projeto “A viagem de Gonzaga” no final de seu curso, para que você tenha uma referência para a construção dos seus projetos.Nossa proposta então é que você faça primeiramente o curso de uma forma mais livre, conhecendo as atividades, conceitos, sugestões e possibilidades do trabalho com a música contidas nos 15 passos, e depois, no final do curso, você escolha alguns temas mais específicos para trabalhar, retomando esses 15 passos e vendo o que de mais interessante você irá usar na criação de seus projetos.Bom curso e divirta-se!!!“…A música pode tornar-se um espelho do tempo em que foi produzida e da relação entre homem e sociedade. Como espelho da sociedade, a música é mais que um objeto de estudo em si mesma, é um meio de perceber o mundo, um instrumento de conhecimento. ( Jacques Attali) Vídeo da IntroduçãoSe você ainda não assistiu, veja abaixo o vídeo introdutório do MEMMI, no qual são apresentados alguns dos princípios e conceitos básicos do projeto, dentre eles a Interdisciplinaridade e o Multiculturalismo. Primeiras OrientaçõesAntes de iniciar o Passo 1, você deverá fazer download e imprimir a Apostila – Guia do Professor (clique aqui para baixar e imprimir). Essa Apostila está em formato de impressão, então você deverá montá-la de acordo com a numeração das páginas. Depois disso, você pode começar lendo a Introdução (página 4), para ter uma visão geral sobre a proposta de “Educação Musical Multicultural e Interdisciplinar” da Editora Anacruse.Faça também o download do “Roteiro das Brincadeiras” (clique aqui para baixar) e imprima para levar na sua escola e compartilhar com seus colegas! Esse será o seu guia das brincadeiras de nosso curso.Vamos iniciar o Passo 1! Divirta-se com nossas brincadeiras, nossos vídeos sobre os instrumentos e gêneros musicais, nossos textos complementares e links interessantes que pesquisamos especialmente para você!Passo 1: Sensibilização Musical – o que essa música desperta em você?O objetivo nesse primeiro passo é sensibilizar a criança, fazendo-a entrar em contato com a diversidade musical a partir de seu universo afetivo e imaginativo.Uma referência fundamental para esse projeto é Vygostsky, que traz para a música um papel essencial na sobrevivência do homem, com a função de “sublimar a tensão angustiante” de nosso dia a dia (leia o texto complementar “Para que música” e saiba mais sobre esse assunto).“…o mais significativo na educação musical é que ela pode ser o espaço de inserção da arte na vida do ser humano, dando-lhe possibilidade de atingir outras dimensões de si mesmo e de ampliar e aprofundar seus modos de relação consigo próprio, com o outro e com o mundo”. (Marisa Trench Fonterrada) Atividades relacionadas ao Passo 1Brincadeira 1: Desenhando a músicaNessa brincadeira você e as crianças irão ouvir três tipos diferentes de música e desenhar as cenas que lhes vem à mente a partir da escuta de cada uma.Variações da Brincadeira 1:Você pode fazer variações e recriações dessa brincadeira, como por exemplo: desenhar os instrumentos musicais que cada música tem, ou então, desenhar o que diz a letra da canção (se houver). Com as crianças pequenas você pode ainda fazer desenhos abstratos, brincando de “Dançando com os lápis de cor”, em que as crianças escolhem as cores que elas acham que combina com cada música e fazem uma “dança” do lápis sobre o papel na cadência e no andamento de cada música.Brincadeira 2: Ouvindo o Silêncio/ Relaxamentos com MúsicaO silêncio é o ponto de partida para a música. Silenciar a mente e se livrar dos ruídos externos e internos (pensamentos acelerados) é muito saudável. Por isso, ensinar seus alunos a respirar e ouvir o silêncio é uma das coisas mais importantes e saudáveis desse projeto. Outra atividade que você pode inserir na rotina de sua escola, são os relaxamentos com música. Hoje em dia, com o stress e a correria do dia a dia, são poucos os momentos em que paramos para relaxar e acalmar os pensamentos, e nada melhor que a música para nos auxiliar nessa tarefa. Coloque músicas bem calmas e convide as crianças a se deitarem ao seu lado, e ficar apenas sentindo as sensações que aquela música traz. Converse também sobre os locais que temos que fazer silêncio, como hospitais, missas, escola, concertos, etc.Outras sugestões de atividades (ver “Roteiro das Brincadeiras”):Brincadeira 3. Danças e movimentos livresBrincadeira 4. Mímica MusicalBrincadeira 5. Teatro com a músicaBrincadeira 6. Palavras imediatasBrincadeira 7. Roda de MúsicaTextos relacionados ao Passo 1Para complementar sua capacitação, a Anacruse preparou diversos textos que são muito importantes para sua formação. Indicamos para começar o texto chamado “PARA QUE MÚSICA?” (clique aqui para ler o texto), para que você construa um olhar mais aprofundado para com o trabalho com  música. Depois de ler, socialize com seus colegas na escola e procure discutir e refletir sobre a importância da música na formação de nossas crianças.Guia do Professor: Leia agora as páginas 5 e 6 da Apostila (Guia do Professor) e dê início a essa jornada dentro da Apreciação Musical e do desenvolvimento da “escuta ativa”. Na página 6 discutiremos também o papel do educador dentro desse Projeto. Não esqueça de responder ao QUIZZ do Passo 1 antes de passar para o próximo passo!Links Interessantes relacionados com o Passo 1:Veja o que os desenhistas da Disney fizeram com as músicas clássicas dos principais compositores da Europa e dos Estados Unidos:FILMES: “MÚSICA E FANTASIA” E “FANTASIA 2000” DA DISNEY- 5ªSinfonia de Beethoven:- Tocata e Fuga em Ré menor de Bach:Sobre Música e cotidiano (África):Nome do vídeo: Ritmo Foli- não há movimento sem ritmoComo a música pode mudar um filmeNome do vídeo: How music can change a filme (Piratas do Caribe)Veja a seguir, como os bebês se emocionam quando ouvem música:Não deixe de ler a introdução do Guia Professor (página 4) e as páginas 5 e 6.    Orientações para o Passo 1 (Resumo)Baixar e imprimir a Apostila (Guia do Professor).Baixar e imprimir o “Roteiro das Brincadeiras”.Ler a Introdução do Guia do Professor (página 4).Assitir o video do Passo 1.Assistir as Brincadeiras “Desenhando a Música” e “Ouvindo o Silêncio/ Relaxamentos com Música”Ler o texto complementar “Para que Música?”Assistir os links interessantes relacionados ao passo 1Ler página 5 e 6 da Apostila (Guia do Professor).Ler sobre as atividades complementares no “Roteiro das Brincadeiras”Responder ao QUIZZ do Passo 1 no final desta página.Assim que acabar a reprodução de todos vídeos, responda ao Quizz do Passo 1 (no final da página) e passe para a próxima etapa. Fique tranquilo, você poderá retornar ao Passo 1 a qualquer momento do curso.Responda agora ao QUIZZ do Passo 1 e passe para a próxima etapa:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]CONHECENDO OS INSTRUMENTOS[/vc_column_text][vc_basic_grid post_type=”post” max_items=”3″ orderby=”rand” grid_id=”vc_gid:1552315663117-0f095ab2-efea-8″ taxonomies=”13″][/vc_column][/vc_row]

[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]

[vc_row][vc_column][vc_column_text]CONHECENDO OS INSTRUMENTOS[/vc_column_text][vc_basic_grid post_type=”post” max_items=”3″ orderby=”rand” grid_id=”vc_gid:1552315663117-0f095ab2-efea-8″ taxonomies=”13″][/vc_column][/vc_row]

WhatsApp Envie-nos um Whatsapp